ANEL DO PSICANALISTA
"Sapientia Annulum Psychoanalyst,
Fide Honoris ac Praemii".
INSTITUÍDO PELO C.B.P. (I.N.N.G.) EM TERRITÓRIO NACIONAL E
INTERNACIONAL; HONRA, DIGNIDADE E AUMENTO DA
AUTO - ESTIMA, PARA QUEM NÃO TINHA,
SEQUER UM ANEL DE FORMATURA.
"Lords of the Ring"
Os anéis de formatura normalmente representam uma gama de sentimentos e emoções. Na colação de grau o anel marca a consagração de uma etapa, o desafio superado, a realização de um sonho, a representatividade da profissão, a dignidade, a honra, a sabedoria, a exatidão, a retidão a constância e a verdade de propósitos.
O fundamental, é que ao usarem os anéis de formatura, os formandos passam a ocupar um lugar de destaque na sociedade em que vivem. Deixam de ser estudantes para tornarem-se profissionais.
Comitê dos Sete Anéis (chamado assim porque cada um dos membros recebeu um anel de Freud como símbolo de sua Confiança, Sabedoria, Honra e Dignidade).
SABEDORIA
“Para adquirir conhecimento, é preciso estudar; mas para adquirir sabedoria, é preciso observar”.(Marilyn Vos Savant).
"O sábio envergonha-se dos seus defeitos, mas não se envergonha de os corrigir." (Confúcio).
"Por sabedoria entendo a arte de tornar a vida o mais agradávele feliz possível." (Arthur Schopenhauer).
"A verdadeira sabedoria consiste em saber como aumentar obem-estar do mundo." (Benjamin Franklin).
"A sabedoria é filha da experiência”.(Leonardo da Vinci).
“Sabedoria é saber como achar a Verdade” (Wagner Paulon).
HONRA
"Quem me rouba a honra priva-me daquilo que não o enriquece e faz-me verdadeiramente pobre". (William Shakespeare).
"A honra é a poesia do dever”.(Alfred de Vigny). Podemos dizer que honra é um princípio moral de onde se derivam normas de conduta como, coragem, pudor, probidade e dignidade entre outras.
“Todas as grandes coisas são simples. E muitas podem ser expressas numa só palavra:liberdade; justiça; honra; dever; piedade; esperança”. (Winston Churchill).
Honra “é o conjunto de atributos morais, físicos e intelectuais de uma pessoa, que a tornam merecedora de apreço no convívio social e que promovem a sua auto-estima”. (Victor Eduardo Gonçalves).
DIGNIDADE
"Valor particular que tem todo o homem como homem, isto é, como ser racional e livre, como pessoa”.
A dignidade é a palavra que define uma linha de honestidade e ações corretas baseadas na justiça e nos direitos humanos, construída através dos anos criando uma reputação moral favorável ao indivíduo. Respeitando todos os códigos de ética e cidadania e nunca transgredindo-os, ferindo a moral e os direitos de outras pessoas.
Ser digno é obter merecimento ético por ações pautadas na justiça, honradez e na honestidade.
A dignidade é essencialmente um atributo da pessoa humana: pelo simples fato de "ser" humana, a pessoa merece todo o respeito, independentemente de sua origem, raça, sexo, idade, estado civil ou condição social e econômica.
“O que mais preocupa, não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”! (Martin Luther King).
“Quem não luta pelos seus direitos nunca será digno deles”. (José Robson Gabriel da Cunha).
CONCEITOS DE DIGNIDADE:
(1) - Qualidade moral que infunde respeito; HONRA; AUTORIDADE.
(2) - Modo de proceder ou de se apresentar, que infunde respeito; BRIO; MAJESTADE.
(3) - Decência, decoro.
MODELO DO ANEL DO PSICANALISTA
"Lords of the Ring"
Fica instituído Oficialmente pelo C.B.P. (I.N.N.G.), o Anel do Psicanalista, à partir do dia doze de maio do ano de dois mil e onze, d.C.,o qual, o Professor Doutor Sigmund Freud ofereceu a seus discípulos em 1913.
PESQUISA HISTÓRICA
Prof.º Doutor Wagner Paulon
2008 -2019
HISTÓRIA
Este é o anel que o Professor Doutor Sigmund Freud oferecia a seus discípulos, em 1913 e membros do Comitê Secreto da Psicanálise, também chamado de "Lords of the Ring".
O anel dado contém uma gravura retratando a figura de Dionísio, com o pênis ereto e duas deusas admirando os lados. A partir de 1911, a expansão do movimento se traduziu por dissidências devidas a querelas pessoais e questões teóricas e técnicas.
Os primeiros foram Adler e Stekel em 1911, com um rompimento violento e o início de uma nova doutrina psicológica.
Em 1913 Jung tenta convencer Freud a dessexualizar sua doutrina, o que resultará na ruptura definitiva entre eles em 1914. Jung cria então um novo sistema psicológico baseado na pesquisa antropológica. Mais tarde foi a vez de Reich.
Depois da dissidência de Jung, a mais importante do movimento, é criado, por sugestão de Jones, o “Comitê Secreto”, que serviria para preservar a doutrina de desvirtuamentos e onde cada membro jura o não questionamento dos princípios psicanalíticos publicamente.
Para selar a união do grupo, Freud oferece um anel a cada um do grupo. Faziam parte do Comitê: Freud, Jones, Ferenczi, Rank, Abraham e Sachs.
Mais tarde se juntaram a eles: Anton Von Freund e Eitington. Anna Freud, Lou Andréas Salomé e Marie Bonaparte também receberam mais tarde o anel do Comitê das mãos de Freud. O Comitê existiu até 1927, quando Rank abandonou o movimento freudiano. Deste grupo, Jones era o único não judeu.
O Conselho Brasileiro de Psicanálise (I.N.N.G.), Agrega Cinco Graus de Membros.
Obs.:
A Filiação de Membros é mantido pelo Conselho Brasileiro de Psicanálise (I.N.N.G.).
O Conselho Brasileiro de Psicanálise (I.N.N.G.), sugere aos candidatos a Membros, lerem atentamente todos os parágrafos, antes de quitarem sua adesão, preencherem
os devidos formulários e enviá-los ao COMITÊ DECISÓRIO do C.B.P. (I.N.N.G.).
Existem (Cinco Categorias de Afiliação de Membros) para os quais, os candidatos poderem inscrever-se. Acessem o menu: (FILIAÇÃO DE MEMBROS), para maiores informações vitais.
Conselho Brasileiro de Psicanálise (I.N.N.G.) é licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported. Based on a work at cobrpsi.com .Permissions beyond the scope of this license may be available at https://www.cobrpsi.com .@import
url(https://www.google.com/cse/api/branding.css);